domingo, 27 de março de 2011

Plantas Medicinais

PLANTAS ANTI-REUMÁTICAS

Freixo (folhas): infusão, fricção, fumigação.

Limão: friccionar o suco, beber o suco com água sem açúcar.

Alfavaca: infusão, fricção, fumigação.

Losna: infusão, fricção, fumigação.

Sálvia: fricção, cozimento, fumigação.

Alecrim: infusão, fricção, fumigação.

Sabugueiro: infusão, fricção, fumigação.

Cada uma destas plantas cura os reumatismos articulares e musculares e limpa a pele de maus humores, etc.

"Losna (Artemísia Absinthium)"

PLANTAS ANTINERVOSAS E CALMANTES

Flores da amapola, folhas de laranjeira, tintura de valeriana, folhas de tília. Qualquer uma destas plantas pode ser tomada como bebida comum para acalmar os nervos e as dores de cabeça.

Cada uma destas plantas é o corpo físico de uma criatura elemental da natureza. Se quer obter êxito na cura de enfermidades utilizando plantas medicinais, há que abençoá-las e ordenar ao elemental vegetal para que cure o enfermo. Torno a repetir que não são as plantas que curam, mas os elementais vegetais ou princípios vitais ocultos em cada erva, raiz e árvore.

Esta ciência da elementoterapia fundamenta-se solidamente na sabedoria médica de Paracelso, Mestre da Loja Branca. Todos os estudantes de espiritismo, teosofia e rosacrucianismo que criticam a elementoterapia são totalmente analfabetos neste profundo ramo, legado a nós pelo insigne Mestre.

"Laranjeira

(Citrus Sinesis)

CURIOSIDADES SOBRE A LARANJEIRA

A infusão de folha de laranjeira é ótima para casos de enxaqueca e ajuda a baixar a febre.

A casca de laranja moída é um excelente remédio para eliminar os gases intestinais e combater a prisão de ventre.

Para resolver o problema de insônia, pingue algumas gotas de água de flor de laranjeira no travesseiro.

A infusão de flor de laranjeira é um excelente calmante. Junte um punhado de flores a 1 litro de água fervente. Deixe descansar durante algumas horas, coe e beba.

As primeiras laranjeiras brasileiras foram plantadas no litoral do Estado de São Paulo.

A palavra laranja vem do persa narang, através do árabe naranya.

Foram os portugueses que introduziram a laranja doce na Europa.

Colombo, na sua segunda viagem, introduziu os cítricos na América

Durante as travessias de Colombo foram descobertas as propriedades antiescorbúticas dos cítricos.

PLANTAS DEPURATIVAS

Salsaparrilha, jacarandá mimoso, folhas de freixo, grama, folhas de nogueira, cavalinha (toda a planta), raiz da pita, folhas e flores de Martin Galvis.

Estas plantas têm as seguintes propriedades: expulsam do sangue as substâncias venenosas; curam os catarros crônicos, antigas reumas, gota, reumatismo, mal de pedra, fluxos brancos, fluxos da uretra, enfermidades venéreas, sífilis, blenorragia, impigem, enfermidades da pele, escrófulas, chagas, enfermidades dos rins, eczemas e expulsam os maus humores do sangue.

Jacarandá-Mimoso
(Jacarandá gualanday)

CURIOSIDADES SOBRE JACARANDÁ-MIMOSO

Árvore frondosa, de folhagem delicada, pertencente à Família das Bignoniáceas. De porte médio, esta espécie pode atingir até 15 metros de altura. As folhas, que medem 40 cm de comprimento, são compostas por folíolos miúdos e delicados e concentram-se nas pontas dos ramos. Durante o inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, mas no início da primavera ele se cobre de flores arroxeadas e perfumadas. A floração se prolonga até o começo do verão e recobre praticamente toda a copa.

Em Pretória, uma cidade na África do Sul, as ruas são totalmente arborizadas com jacarandá-mimoso levado do Brasil.

PLANTAS DIURÉTICAS

Suco de limão, cavalinha, alcaçuz, grama, parietária, folhas tenras de abacate, sementes de nêspera, botões de pinho, cana ágria, folhas e flores de sabugueiro, raízes da salsaparrilha,cana (raiz) e ovinhos de caracola (fruta do caracoleiro).

Estas plantas servem contra a hidropisia, gota, mal de pedra, mal dos rins, ardores na urina, catarros da bexiga, retenção da urina, etc.

"Limão (Citrus limon)"

CURIOSIDADES SOBRE O LIMÃO

O único cuidado que se deve ter, quando o limão é usado na pele, é de lavá-la antes de expô-la ao sol, para evitar o aparecimento de manchas escuras.

O costume popular de temperar os pratos com limão (em saladas, por exemplo) é duplamente benéfico: favorece o melhor aproveitamento do ferro contido nos alimentos; e torna menos necessário o uso de sal para acentuar o sabor da comida.

PLANTAS EMENAGOGAS

Folhas de losna, sementes de aipo, folhas de artemísia, flores de camomila, matricária (flores), arruda, folhas e sementes de funcho.Cada uma destas plantas serve para determinar a menstruação, facilitar sua atividade normal, regularizar a menstruação suprimida, tardia ou laboriosa, fortalecer os órgãos, tonificar o sistema nervoso da mulher, combater a nevralgia, os vômitos nervosos, etc.

PLANTAS LAXANTES

Azeite de amêndoas, óleo de castor ou rícino, folhas de sene, ruibarbo em pó.

PLANTAS RECONSTITUINTES

Losna (flores e a parte interna da planta), flores de camomila, casca de quina, folhas de coca, sementes de funcho, folhas da erva-cidreira, salsinha.Toma-se em cozimento, infusão ou maceração. Qualquer uma destas plantas têm o poder de estimular e aumentar as forças vitais do organismo.

PLANTAS VERMÍFUGAS

São usadas para expulsar os parasitas intestinais. Cabeça de alho, semente de abóbora em água com açúcar, suco de limão em água açucarada e em jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário